quarta-feira, 16 de março de 2011

FEMINIL IDADES: LILY BRAUN


Lily Braun, nascida em 02 de julho de 1865 em Halberstadt, e morreu em 8 de agosto de 1916 em Berlim), foi uma escritora feminista alemã.
Seu pai era o prussiano, general Hans von Kretschmann, e sua avó era a Baronesa Jenny von Sustedt era filha ilegítima de Jérôme Bonaparte, irmão de Napoleão, que era rei de Vestefália.
Lily Braun foi casada com o professor de filosofia, Geog von Gizycki, que era associado ao Partido Social emocrata da Alemanha (SPD), sem no entanto ser um membro do partido. Juntamente com ele, ela estava envolvida no movimento de ética, que procurou estabelecer um sistema de moralidade no lugar das religiões tradicionais. Após a morte do marido, ela se casou em 1896 com Heinrich Braun (1854-1927), que foi um político social-democrata e um publicitário.
Lily Braun juntou ao SPD em tenra idade e se tornou uma das líderes do movimento feminista alemão.  Ela pertencia à oposição ao revisionismo dentro do SPD. Os revisionistas não acreditavam nas teorias do materialismo histórico e sim na adaptação gradual da sociedade, ao invés de uma revolução socialista.
Lily foi fortemente influenciada por Friedrich Nietzche e queira que o SPD se concentrasse no desenvolvimento da personalidade e individualidade, em vez de nivelar todos. As mulheres devem ter a sua própria personalidade e não deve apenas serem consideradas como (futuras) mães e esposas. Ela queria a independência econômica para as mulheres ea abolição do casamento legal.
Morreu após uma longa doença, em 8 de agosto de 1916.


Em 1982, Chico Buarque e Edu Lobo compuseram una cancionita à bela moça:



4 comentários:

  1. Elaine, gostei do seu blog . Acompanharei suas atualizações sempre que possível , então continue a escrever (:

    ResponderExcluir
  2. Estava zapeando o google a procura de algo sobre Lily e me deparei com seu blog.

    Muito legal.

    Parabéns e abraços.

    ResponderExcluir